Qual é o futuro do mercado de segurança eletrônica?

Qual é o futuro do mercado de segurança eletrônica?

Após um bom tempo atuando no mercado de segurança eletrônica como representante técnico, gerente de produtos e atualmente com a Cftvconsult que presta consultoria técnica aos principais Distribuidores e fabricantes que atuam no nosso país gostaria de expor meu ponto de vista a fim de ajudar a muitos amigos que atualmente imaginam um futuro negro pela frente .

Basicamente o mercado é dividido em 3 canais:

1- Fabricantes

2- Distribuidores

3- Integradores/ Instaladores

Até poucos anos o canal de Fabricantes no Brasil era basicamente composto de importadores ou fabricantes no regime de O&M ou seja fabricado com componentes de outras empresas na maioria da China.

Hoje estes gigantes estão em nosso país e muitas vezes entre os grupos de WhatsApp justamente para entender a necessidade do mercado.

Os canais de distribuição eram na verdade abastecidos com equipamentos que vinham de fora de diversos ” fabricantes” Chineses que em algum momento eram substituídos e la vinham muita dor de cabeça pois pela frente muita incompatibilidade.

Com o passar do tempo empresas de Informática, Ferragens e até supermercados começaram a olhar está vertical com outros olhos , e nesse ponto de deu início aos problemas de suporte, pós venda e venda direta a clientes finais ou pela internet.

Nestes anos de viagens e treinamentos pelo país, além de nossos grupos de WhatsApp e Facebook, quase que diariamente escutamos estas práticas desleais ao elo que muitos julgam ser o mais fraco do mercado: o Instalador , integrador , Pica Fio e outros nomes.

Bom aí é que está o erro! Vamos tentar passar nossa visão:

Quem de nós não chegou em um Distribuidor que até poucos dias falava mau da marca X mas… Agora ela é a melhor!

Aquela que até ontem vc comprou já não é a melhor e vem o papo ” comercial ”

Bom isso se dá por vários motivos:

  • Descredenciamento pelo fabricante
  • Perda de vendas para a marca X e como falamos mudou pela ” dor”
  • Desacordos comerciais .

Bem isso nada mais é que na maioria das vezes uma estratégia para captar clientes que estão sendo levados pela concorrência.

Além disso existe aquele distribuidor:

Quanto custa a camera A? 100,00

É boa? Sim é a melhor !

Mas aquela ali? Essa é 80!

Boa também ? Sim sim muito boa !

É aquela outra? Esta é 60!

Funciona bem? Sim sim pode levar que é ótima!

Bem aí já é o caso típico daquele que usa a marca top para chamar o povo mas na verdade muitas vezes as outras que dão lucro por não ter política de comercialização e ser livre .

Como pode todas serem ótimas com diferentes valores, materiais etc?

Escolher o distribuidor com um bom histórico de atendimento e comprometimento com o cliente e indispensável e somos livres para isso!

Bem já o fabricante comprometido não permite queima de preços, cobra de seus canais atitudes que mantenham o material estavel.

Porque falo isso?

Nenhum fabricante de peso vende para o mercado livre ou pela internet, isso é realizado por importadores ou distribuidores regionais que praticam tais atitudes em virtude de ” oportunismo ”

Como podemos combater isso?

A um tempo criamos um grupo de WhatsApp chamado CFTVCONSULT Denúncias onde adicionamos ( ou tentamos ) fabricantes e distribuidores de todo o país e integradores .

A forma de combater isso é simplesmente compartilhar tais políticas erradas, e principalmente atingir da melhor forma possível que é não comprando neste local .

Com a queda de vendas com certeza o oportunista irá sentir !

Beleza mas e o instalador que muitos acham que é o esquecido ou elo mais fraco ?

Nada disso! Hoje os fabricantes sabem que estes são na verdade o elo forte e confiável .

Nós instaladores vestimos a camiseta , discutimos em mídias defendendo a marca que muitas vezes nem sabe que existimos .

Tenham certeza de uma coisa, pode mudar o mercado nos demais canais mas nós meus amigos somos o elo indispensável, somos livres e podemos escolher onde comprar, somos nós que atestamos a qualidade a nosso cliente assim como o mecânico atesta a marca do óleo para seu carro.

O que não podemos e ser apenas um instalador , se na nossa região existe 4 marcas distribuídas , vá em todos os treinamentos, questione,conheça cada solução e assim como seu cliente forme parcerias com empresas que sejam comprometidas e responsáveis .

Nós do blog.cftbconsult.com.br tentamos de todas as formas possíveis ajudar a você instalador a se integrar com as soluções do mercado, em conteúdos livres de propaganda, anúncios e etc.

Para finalizar, somos sim o elo mais forte, leal e fiel neste mercado é devemos pensar assim sem medo de venda direta, de oportunismo e desrespeito afinal somos profissionais!

Se você é cliente final e está lendo este artigo, gostariamos de deixar um recado:

Profissionais de segurança eletrônica investem tempo, dinheiro e dedicação a fim de oferecer um serviço de qualidade .

Ao comprar um equipamento seja pela internet ou de um ” jeitinho ” voce passa a ser um consumidor e ficar refém das regras do código de defesa do consumidor com prazos e obrigações não indicadas para um sistema de segurança.

Os reais fabricantes e distribuidores do mercado oferecem treinamentos, e principalmente troca expressa a seus integradores desta forma oferecendo um serviço de acordo com as suas necessidades!

Abraço a todos e contem conosco!

Este post tem um comentário

  1. Serafim Renzo

    Com o crescente aumento dos indices de violência, e com a chegada das férias, aumenta drasticamente a procura por empresas e profissionais de instalação de sistemas de segurança, como alarmes, câmeras etc.

    Mas infelismente, com o aumento da demanda vem o aumento dos preços, e tambem a entrada no mercado de pessoas e empresas com baixa e até sem nenhuma qualificação técnica necessária, o que exige das pessoas uma atenção enorme em especial em buscar indicações de clientes já atendidos e serviços já feitos antes de contratar serviços de segurança.

    A Digital House IP é uma empresa conceituada no mercado a mais de 10 anos, que atende com pessoal qualificado e pratica sempre preços justos.

    Pesquise e entre no site: https://digitalhouseip.com.br e veja tudo que ela pode fazer para aumentar a segurança da sua familia, seu patrimônio, sua casa, loja ou empresa.

    Existe hoje no mercado uma linha completa de equipamentos de segurança específicos para sitios, fazendas, chácaras etc e a Digital House IP é especializada neste tipo de serviço e atende toda a Minas Gerais.

    Hoje os equipamentos de segurança, como alarmes, câmeras etc funcionam sem fio e via internet o que permite uma instalação mais rápida e sem fios e melhor lhe dando acesso ao sistema onde você estiver, bastanto ter acesso a internet, com isso o sistema pode lhe avisar em caso de tentativa de invasão e ou arrombamento e você poderá ver as imagens do que está acontecendo através de seu celular, notebook, tablet etc, e melhor de tudo, sem ficar pagando mensalidades absurdas para empresas de monitoramento, para que pessoas estranhas tenham acesso e fiquem “assistindo” a rotina de sua casa, família ou empresa, ou seja no caso de empresas de monitoramento o cliente paga para que ela, sua família e funcionários sejam personagens de um grande Big Brother para desconhecidos.

Deixe uma resposta