Entendendo Bitrate, FPS e Throughput e seu reflexo no CFTV.

Entendendo Bitrate, FPS e Throughput e seu reflexo no CFTV.

Em sistemas de CFTV mesmo que analógicos estás siglas são muito comuns e ainda um pouco estranhas para alguns profissionais .

Porém estás siglas tem efeito direto sobre o desempenho do seu sistema de CFTV seja para gravação ou visualização das imagens remotamente por smartphone ou computadores.

Vamos nesse post explicar cada uma dessas siglas e seus efeitos na sua solução de CFTV.

Bitrate: 

Como o nome já diz, é um medida que determina a quantidade de dados transmitidos em uma determinada quantidade de tempo. Este termo é utilizado principalmente quando se fala em distribuição digital de vídeo e música. Normalmente é medida em kbit/s, ou seja, quantos pacotes de 1000 bits são transmitidos por segundo durante a utilização de um arquivo. Músicas ou vídeos que utilizam uma quantidade maior de kbit/s tendem a ter uma qualidade maior do que aquelas com menor quantidade.

Por tanto o bitrate interfere tanto na gravação que tera uma qualidade melhor e consequente ocupando um maior espaço de disco e também necessitando de mais largura de banda para reprodução e visualização online .

FPS

E a  sigla que significa fotos por segundo , ou seja se vc alterar o Bitrate como mencionado  acima , o arquivo será menor porém se alterar o FPS a imagem ficará robotizada ou quase quadro a quadro .

Podemos dizer que uma imagem em tempo real é considerada em 30FPS, porem a maioria dos gravadores suportam em média 15 FPS em 1080p, esse valor é determinado diretamente ao tipo de Hardware disponível pois o movimento das imagens e sua fluência está diretamente ligado ao processamento dos FPS.

Um exemplo disso são jogos de computador onde são necessários Hardwares absurdos para se atingir boa taxa de FPS.

Quando alteramos o stream do dispositivo para secundário ou substream isso está diretamente ligado a um bitrate menor, uma resolução menor e dificilmente o FPS e modificado pois queremos fluência nas imagens comprometendo a resolução e bitrate .

Throughput: 

E um termo que significa a taxa real de dados transmitidos em um intervalo de tempo e isso interfere muito na transmissão de dados e consequentemente de imagens com delay ou robotizadas .

Além disso quem nunca teve de resetar um modem ou um router porque em determinado momento os leds travaram e a rede parou?

Isso está diretamente ligado ao limite de dados que o dispositivo suporta , e acredite é muito menor que se imagina.

Em redes de computadores e comum o usuário calcular:

16 câmeras 1080p a um Bitrate de 2048kbs

Isso daria 32.768 MBS

O router tem 4 portas de 100mbs

Pronto! Vai suportar .

Porém esses 100mbs por porta são como taxa máxima de transação porém seu Throuhput é muito menor que isso é começam os problemas .

Se você usar um DVR ou NVR de fabricante como a  Hikvision você tem uma aba chamada Net Detect onde são informados informações úteis como banda disponível e uso de dados tanto em usuários locais como remotos .

Dessa forma evitamos perda de tempo com análises complexas mesmo com uso de computadores.

Alem destes 3 fatores que listamos:

Bitrate

FPS

Throughput

Latência: e o que mede o tempo de envio de um pacote em um determinado ponto ao outro .

Muitas vezes vc vai acessar um site e leva uns 5 segundos para que a opção download abra, porém ao selecionar o download de um grande pacote leva menos de 5 segundos .

Isso é devido a latência que está alta até o ponto onde está hospedado o site mas no servidor de download temos uma latência menor .

É comum o instalador dizer:

Meu cliente tem internet de 20mbs.

OK mas entre o cliente e seu celular, temos uma conexão por par metálico que depois é convertida para fibra óptica e que depois é transmitida via rede 4g ao seu celular.

Estas conversões é oque causam a demora em abertura de um aplicativo para celular e que muitos comentam .

Para finalizarmos, se você utiliza uma câmera ou DVR de alta resolução , ajustar o bitrate e o stream secundário de seu dispositivo de acordo com a sua infraestrutura irá sim interferir no desempenho do seu acesso remoto ao dispositivo.

É comum em alguns treinamentos sermos questionados sobre a velocidade de alguns aplicativos em relação a outros. 

Muitos fabricantes desenvolvem gravadores que suportam baixíssimas resoluções remotamente e são configurados de fábrica para isso .

Ao tentar utilizar um dispositivo que suporte altas resoluções e taxas de transferência é imprescindível que sua infraestrutura seja compatível com o mesmo.

*1 Fonte: TechTudo

Comente , questione e compartilhe!


Este post tem 10 comentários

  1. CLETO EDUARDO HONORATO DA SILVA JUNIOR EDUARDO

    Só um comentário sobre o FPS, que a sigla seria Frame per Seconds, “Quadros por Segundos” em português, unidade de medida da cadência de um dispositivo audiovisual , ou também denominada em jogos de primeira pessoa como “First Person Shooter”, no mais belo post!

Deixe uma resposta