Distribuídor: seu parceiro ou seu concorrente?

Distribuídor: seu parceiro ou seu concorrente?

Olá amigos!

Estávamos neste momento batendo papo em nosso grupo de administradores do Whats de nossa comunidade sobre esse assunto!

O Distribuídor regional tem um papel fundamental no mercado de segurança eletrônica, é ele que apresenta e trás para seus instaladores os equipamentos e soluções que podem ser utilizadas em seus projetos.

Em algumas regiões mais distantes é comum termos poucos distribuidores e também algumas queixas de atraso na chegada dos lançamentos nestas localidades.

Quem abastece o Distribuídor regional é o fabricante através de seus canais de distribuição diretos ou indiretos com distribuidores master.

Existem tabelas diferenciadas para regulamentar o mercado da seguinte forma:

Custo para o Distribuídor: é a tabela baseada em volume, quanto mais volume de compras e sua fidelidade ou exclusividade o valor de compra é alterado porém o preço de venda ao instalador é inalterado.

PSD: é a tabela de venda ao instalador que tem valores fixos independente do volume de compra e deve ser seguido à risca por todos os distribuidores.

Já nestes dois casos podemos entender que:

O fabricante oferece benefícios ao distribuidor de acordo com seu volume ou exclusividade de marca.

Aí que começam os problemas!

Em algumas regiões ou até mesmo em capitais o Distribuídor regional tem metas de compra mensais ou trimestrais.

Muitas vezes o volume excede o poder de crédito e compra da empresa e aí começam as ” manobras”

    Rateio do volume de compra entre integradores ou ” subdistribuidores” que compram os equipamentos a custo de distribuidor quebrando a capacidade de concorrência por integradores que compram nos canais normais, como concorrer com alguém que paga em média 40% a menos que você?
    Venda direta ao cliente final: Este é o câncer do mercado! Distribuidores estão cada vez mais buscando atender diretamente as contas de projetos de varejo, muitas vezes na época que atuei na distribuição nacional e atendia distribuidores regionais era comum encontrar clientes finais como supermercados, casas de jogos, lojas de brinquedos e de diversos segmentos comprando diretamente nos distribuidores.
    Distribuires que possuem empresas com ” laranjas” de instalação. Isso está se tornando cada vez mais comum no país é o velho jeitinho Brasileiro!

É comum encontrar denúncias de diversos colegas em grupos De whats, Facebook destas atitudes de desrespeito ao profissional.

Já passamos e repassamos diversas denúncias a diversos fabricantes o que causa muitas vezes até desconforto com nossa empresa.

Mas este é nosso papel com o instalador!

Sabemos que está cada vez mais difícil se manter ativo neste mercado , pela venda direta ou pela queima de preços entre os próprios instaladores e distribuidores.

Aqui mesmo no RS em 1 mês sofremos ataques de distribuidores em projetos que atendemos por 2 ou 3 distribuidores.

Fomos pessoalmente ao fabricante em SP e continuaremos fazendo isso independente de quem seja e onde seja.

Nós instaladores estudamos, investimos tempo e defendemos as marcas que trabalhamos e o mínimo que esperamos é respeito a nós!

A CftvConsult possui página no Facebook, perfil no Instagram e mais de 10 grupos no whats para suporte e denuncia destas e outras atitudes que desrespeitam nosso mercado!

Devemos nos unir e divulgar abertamente estas atitudes por todo o país

As equipes comerciais de canais dos fabricantes tem de entender que proteger o Distribuídor que ameaça trocar de marca pode resolver momentaneamente o volume de vendas, porém vemos dia a dia grandes players do mercado sofrendo duras críticas por venda em marketplace e em canais que desrespeitam os profissionais.

Por outro lado existem sim ainda distribuidores focados em valorizar os canais e tem a consciência que o instalador é quem mantém a sua empresa!

Nós instaladores somos o elo mais fiel em este mercado dominado por ganância e arrogância!

Afinal nosso lema é:

Deixe uma resposta