Dicas uteis para projetos de CFTV em alta resolução (atualizado)

Dicas uteis para projetos de CFTV em alta resolução (atualizado)

Com a evolução dos equipamentos de vídeo monitoramento de uma forma muito rápida, dia a dia nos deparamos com diversos questionamentos sobre câmeras de 4, 5 e até 4K para projetos.

O objetivo deste artigo é esclarecer muitas duvidas e dar dicas sobre itens que são indispensáveis para que seu projeto tenha custo e resultados positivos.

Embora as estrelas deste artigo sejam os gravadores ou DVRs existem itens muitas vezes esquecidos mas que fazem muita diferença e também podem evitar muita dor de cabeça!

1- Infraestrutura

Em altas resoluções e no caso da linha Turbo HD 4.0, utilizar um cabeamento de boa qualidade é obrigatório, afinal como alimentar suas câmeras por cabos que se rompem em um simples esforço ou usar conectores BNC Borne ou até mesmo soldados que apresentam problemas quase que sozinhos?

Neste caso nossos testes e instalações são realizados com cabos BETACAVI que possuem garantia de 10 anos e seus conectores são ultra resistentes para situações onde o coaxial melhor se adapta.

Já em situações onde buscamos economia e passagem de sinal de até 4 câmeras por um cabo utilizar um cabo apropriado é indispensável e aí o indicado é o Prysmiam UCHome 100% cobre e com características técnicas ideais para esta aplicação, abaixo as análises do instituto CFTV!

Com a alimentação desta linha pelo cabo coaxial POC o resultado é fantástico .

http://www.institutocftv.com.br/prysmian–testes-video-hd-4-em-1.html

http://www.institutocftv.com.br/beta-cavi–testes-video-hd.html

2- Discos – se em sistemas 1080p os discos muitas vezes se aplicados de forma errada já apresentam problemas, imagine em um sistema de 4… 5 e até 8mp?

Então, para tais aplicação a SEAGATE apresentou na ISC 2018 o disco Seagate Skyhawk AI que possui suporte a 64 canais 720p e mais 16 stream analíticos .

https://www.cftvbrasilclube.com.br/dicas-para-armazenamento-de-imagens-na-isc2018/

Em nosso laboratório usamos duas unidades deste modelo em um Hikvision Blazer Xpress e o resultado é fantástico .

3- Fontes de Alimentação:

Quem já não instalou todos os equipamentos e no final ruídos, interferências jogam por água a baixo toda o trabalho?

Em nossa nova sede aqui no Sul estamos preparando uma grande infraestrutura e não poderia ser diferente utilizaremos fontes Fasgold alimentadas por um Nobreak Lacerda onde teremos energia de forma correta é constante.

Algo que nos chama a atenção é que ambas empresas desenvolvem produtos voltados ao mercado de segurança Eletronica que na maioria das vezes é atendido por equipamentos subdimensionados ou desenvolvidos para INFORMATICA :

Mesa controladora Hikvision DS-1200KI

Para este artigo analisamos diversos equipamentos e seus recursos a fim de se obter realmente o resultado esperado ( ou tentar em alguns casos.

Nossa surpresa foi de encontrar equipamentos onde o Hardware subdimensionado oferecido para resoluções altas sacrificou a taxa de FPS e a codificação que na maior parte estacionou em H264H, H264B ou H264 mesmo.

Como isso reflete no projeto:

Gravadores: Dahua HDCVI 4mp, Giga Open HD 4MP, Hikvision Turbo HD 4.0 8mp.

Neste artigo não iremos comparar características no geral mas sim destacar as grandes diferenças e seu reflexo:

Modelo:CodificaçãoTecnologiaRes. Max Analo.Res. Max IPFPS AnaloFPS IPBit Rate MaxHDMI Out
Dahua HCVR 7208 NAH264+HDCVI4mp HDCVI4K121298 mbs4k
GS08OPEN4Mi2H264+Multi4MP AHD4mp128NA2k
Hikvision DS- 7204 HUHI K2/pH265+Multi8MP HDTVI6mp1515128Mbs4k

Como podemos verificar os valores são muito diferentes e ai citamos os pontos positivos e negativos de cada um dos equipamentos:

Dahua:

Positivo: Bom acabamento no gabinete, baixo nível de ruido, maior resolução em câmeras IP

Negativo: somente tecnologia HDCVI, seu bitrate máximo é baixo para atingir todos os canais na resolução ideal , sua codificação H264+ é ultrapassada para padrões atuais.

Giga:

Positivo: bom acabamento do gabinete, firmware amigável.

Negativo: saída 2k, taxa de apenas 8FPS, processador sofre overload se estiver gravando e monitorando em rede pelo stream principal.

Hikvision:

Positivo: Codificação H265+, analíticos em todos os canais mesmo em analógico, taxa de bitrate máxima atende com folga as resoluções máximas, alimentação POC pelo cabo coaxial, suporte a gravação em Unidades NAS.

Negativo: seu processador daria conta de 2 canais IPS em 4k ( disponivel no modelo HTHI que estávamos aguardando:

Resultado final:

Não adianta buscarmos altas resoluções se o custo de disco torna inviável o projeto devido a codificação ultrapassada.

Modelos com 8FPS tornam a imagem robotizada e sem valor em caso de eventos ou sinistros

Observamos que no caso de Giga e Dahua a necessidade de atingir resoluções maiores comprometeu a performance do conjunto obtendo se resultados insatisfatórios.

É louvável o desempenho do equipamento hikvision em face aos recursos e custo.

Nos próximos dias iremos publicar um artigo com a analise das câmeras desta geração de alta resolução!

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta