Tudo sobre Speed Domes Hikvision

Tudo sobre Speed Domes Hikvision

Com a redução de custos destes equipamentos, instalar uma speed dome é hoje em dia algo muito comum, leia nosso artigo e tire suas duvidas!

Quais as especificações e características importantes a serem consideradas?

  • Resolução: é o que define a quantidade de pixels e a definição da imagem, no geral ficam na faixa de 1080p, para pesquisa leia esse artigo:
  • Zoom: é diretamente ligado a lente do equipamento, quanto maior o zoom, maior o valor em milímetros da lente, no mercado atualmente o valor mais usado é o 25X que corresponde a uma faixa de 4.8 a 120 milímetros.
  • Alcance do Infravermelho: sim, speed domes tem infravermelho e mesmo em modelos como a Darkfigther X que esta presente em nosso vídeo, é muito importante! Mesmo com câmeras ultra low ligth ou até mesmo full color a iluminação adicional é necessária. O valor médio é de 100M no mercado.
  • Sensibilidade do sensor: é o que ira definir quando a câmera irá ligar seu infravermelho e ficar com a imagem preto e branco, no geral atualmente as câmeras estão vindo com sensores ultra low ligth, para referencia acesse esse artigo:
  • Codificação do equipamento: utilizar atualmente uma speed dome analógica esta sendo cada vez mais inviável, além do custo ser muito próximo, os recursos analíticos fazem muita diferença, entenda a baixo as diferenças entre as codificações H264, H2164+, H265 e etc:
  • Grau de proteção: IP66, IP67, IK10 tem diferença? sim!! e muito, e no geral atualmente as câmeras estão vindo com IP67, tente sempre adquirir equipamento com esse grau de proteção , entenda a baixo como são classificados.
grau_ip

OK! ja estamos por dentro do que significa as especificações, bora para a prática!

Como localizar uma speed Hikvision na rede?

Para qualquer equipamento Hikvision ser localizado, baixe o aplicativo SADP:

Como executar a busca? Execute o arquivo e será listado todos os equipamentos Hikvision em sua rede:

Todos os equipamentos Hikvision no mesmo lugar.

Ok, mas nosso objetivo não é ensinar a instalar o equipamento, mas sim a como extrair o máximo dele:

Tela inicial da Speed Dome Hikvision Darkfigther X DS-2DF8225:

Sim, o relógio esta correto!

O que podemos configurar de inicio em nosso equipamento?

  • Nome do equipamento ( Device Name) que será o responsável pelo nome enviado nos e-mails e notificações avançadas do equipamento, acesse esse artigo para entender como configurar os analíticos da linha Hikvision:

REDE:

Ajustes de rede.

Dica: Sempre desabilite o DHCP e fixe um ip alto, de preferencia em um numero superior ao máximo de equipamentos em sua rede, isso irá evitar conflitos futuros.

Configuração de acesso remoto.

Vai acessar ela remotamente?

Como configurar analíticos em seus equipamentos.

Speed dome de Entrada Hikvision DS-2DE4515 IW DE

Esse será nosso modelo utilizado para o artigo, sendo um modelo acessível e com muitos recursos interessantes:

Características avançadas para um equipamento de baixo custo.
Ajustes Básicos para uma boa imagem
Como ajustar na câmera?
Ajustes de modo dia e noite na speed dome
Funcionalidades do Smart IR ou Luz Suplementar eficiente.
Recursos adicionais – DarkFigther

Dica: O sensor irá sempre ativar o IR ao detectar a necessidade, usar o modo Dia forcado para ter imagens coloridas, podem em muitos casos afetar a qualidade da imagem capturada, mais vale uma imagem PB de boa qualidade a uma colorida de baixa!

Ajuste de BLC ( áreas muito escuras)
Definições de luz de fundo.
WDR – WIDE DINAMIC RANGE

Esse recurso é sem sombra de duvida um dos mais importantes, escolha sempre equipamentos que disponha de WDR Real e quanto maior o ganho em DB melhor seu funcionamento, fuja de DWDR ( WDR Digital)

HLC

HLC? para que serve? sua principal aplicação é para “ofuscar” o alto brilho dos faróis de carros, que muitas vezes são impossíveis de detectar quando capturados pela placa dianteira.

Dica: Não é possivel habilitar HLC, BLC e WDR simultaneos, afinal o WDR tenta achar o melhor entre ambientes escuros e/ou claros.

Ajustes de Shutter
Ajustes de Shutter na Speed dome Hikvision
Shutter na pratica.
Ajustes de Foco.
Foco automático.

Vantagens do ajuste de foco: Imagine utilizar uma câmera speed dome dentro de uma sala, e com objetos próximos? o foco automático aliado ao ajuste de distancia mínima focal podem ajudar muito!

Ajustes de codificação e banda.
Diferentes modos de Bitrate

Vamos falar de bitrate?

Ajustes de Bitrate

Leu nosso artigo sobre bitrate?

Se em câmeras fixas já sofremos com delay e fantasmas em nossas imagens, imagine em speed domes! ajuste os valores de acordo com a sua infraestrutura!

Vamos para os ajustes de PRESET?

Como configurar Preset, Ronda e Padrão.

As imagens estão ok? não esqueça que e muito importante o correto dimensionamento do sistema de armazenamento destas imagens! Veja a dica do mestre Osvaldo Junior da Seagate Brasil:

Espero que tenha gostado do nosso artigo! ele foi escrito pensando em vc profissional de segurança eletrônica!

Compartilhe para que cada vez mais possamos ajudar nossos colegas de profissão!

*Fontes de Imagens: Certificação HCSA Hikvision do Brasil e CTVBrasilclube.